25/08/2010

Nazaré

No distrito de Leiria, em plena região da Estremadura, de frente para o Atlântico numa enseada entre o promontório do Sítio e os montes da Pederneira, fica a Nazaré.


Foto:Pessoal

É limitada a norte pelo promontório e a sul e pelo porto de abrigo, conservando no Verão as tradicionais barracas de lona com riscas de cores fortes.

É uma praia com um extenso areal, onde existe ainda uma forte presença das gentes do mar. É terra de pescadores, onde as varinas usam, tradicionalmente, as sete saias.


Foto: Pessoal


Ainda se podem ver pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres, a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal, perto dos seus barquinhos coloridos.
A avenida principal convida a passear ou simplesmente parar um pouco para descansar e contemplar o mar num fim de tarde.


Foto: Pessoal


Dadas as condições do mar, as ondas da Nazaré são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard.


Foto: Net (desconheço autor)


Para apreciar a beleza da praia em toda a sua extensão bem como o casario da Praia da Nazaré vale a pena subir ao Sítio da Nazaré.


Foto: www.cp.pt


A subida pode ser feita através do ascensor ou elevador da Nazaré com mais de cem anos, que liga o centro da vila ao seu ponto mais alto.


Foto:Pessoal

Lá no alto é possível desfrutar de uma magnífica paisagem da Vila da Nazaré e de toda a costa, até onde o olhar alcança.


Foto: Pessoal


No Sítio da Nazaré, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré é um local de visita obrigatória. No seu interior, guarda-se a Sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira, trazida de Mérida para este Sítio, no ano de 711. A esta imagem mariana está ligada a Lenda da Nazaré.


Foto: Pessoal


Erguendo-se numa posição dominante sobre a praia da Nazaré,  fica o Forte de São Miguel Arcanjo, também referido como Forte do Morro da Nazaré ou simplesmente Forte da Nazaré. Desde 1903 está aqui instalado um Farol de auxílio à navegação que, actualmente, tem um alcance luminoso de 15 milhas, sendo completado por um sinal sonoro de aviso em dias de nevoeiro intenso.


Foto:Pessoal

Desde o Sítio em direcção a norte atravessa-se o promontório, a praia, e pelo pinhal da Senhora chega-se ao Monte de S. Bartolomeu e à Pederneira, local de origem do povoado.


Foto:Pessoal

Serviços de apoio disponíveis:
Bodyboard, Surf, Posto de Turismo, Acesso a deficientes, Parque de campismo, Pesca desportiva, Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, Bar, Duches, Instalações sanitárias, Praia vigiada, Restaurante, Embarcações motorizadas, Voleibol de praia, Mergulho, Futebol de praia, Vela .


Foto: Pessoal


Nazaré, é uma praia espectacular de água límpida e dourado areal, que conjugado com o casario branco dos pescadores e os enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino a não perder.


Vá conhecer, Vale a pena.
 

Fontes e Fotos: Wikipedia; www.cm-nazare.pt/; http://www.rotasturisticas.com/www.portugalvirtual.pt/ ;www.portugaltravelguide.com/pt/;  outros Net


3 comentários:

  1. Lindisimo o teu post.
    Tenho lindas recordações da Nazaré de quando era pequena.
    Recordo que tinha uma boneca com uma cara muito bonita vestida com as sete saias e com o chapeuzinho com o pom-pom, que a minha mãe tinha guardada, pouco brinquei com ela e nunca mais a vi. Possivelmente deu-a a alguma criança que apareceu la por casa depois de eu ter crescido.

    Beijinhos
    Flor

    ResponderEliminar
  2. Já passei para conhecer alguns pontos de Nazaré, é muito lindo... mas agora tive o prazer em desfrutar ainda mais...

    Fique na paz!!!

    ResponderEliminar
  3. *
    De tão longe veio o mar
    Embalando uma sereia
    Dizendo sempre a cantar
    Pacto terno nessa areia
    Saltando da proa a ré
    Crianças ouvem cantar
    Encanto que vem do mar
    É canto, é Nazaré,
    Barcos no mar
    Redes alar
    Peixe a saltar
    No mar de esperança
    Lota a tocar
    Quem quer comprar
    Para a Nazaré
    Canta a bonança
    És a rainha das praias
    Amante do pescador
    Amor não escondas o amor
    No amor das sete saias
    Vistosas no dar a dar
    Elas são ninho de amor
    Mas se a dor vier do mar
    Ao fará que vem traidor,
    --
    Barcos no mar
    Lá lá lá lá
    ,
    agradecidas conchinhas,
    deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...