20/07/2011

Giethoorn a cidade sem ruas


Hoje vamos navegar pela linda e romântica cidade de Giethoorn, conhecida na Holanda como a “Veneza do Norte” ou “Veneza Holandesa”.


Fotos: Net

Giethoorn fica na província de Overijssel no Norte da Holanda. Situada no meio da reserva natural de Wieden e nos arredores do Parque Nacional Werribben, abriga a maior área de formação de musgo do nordeste europeu.


Fotos: Net

É famosa por ter no lugar das tradicionais ruas, canais lindíssimos e várias pontes a atravessá-los.


Fotos: Net

É uma das cidades nos Países Baixos onde a circulação de carros foi proibida. Na zona mais antiga de Giethoorn, apenas se pode circular de bicicleta ou a pé, e todo o transporte é feito sobre a água dos vários canais da cidade.




Ao longo dos canais existem várias lojas, restaurantes, artesanato local, principalmente a tradicional cerâmica holandesa e casas encantadoras com os seus telhados de colmo.


Fotos: Net

Os canais são utilizados quer para a locomoção de pessoas quer para o transporte de todo tipo de mercadorias, através dos punters barcos tipícos, tjaskers e outras embarcações.


Fotos: Net

No inverno a neve cobre as casas e os canais ficam gelados, transformando-os em grandes espaços onde se pode patinar.


Fotos: Net

Longe dos prédios altos e do “cimento” por todo o lado, com uma arquitectura belíssima em total harmonia com a natureza, onde a tranquilidade e serenidade paira no ar, parece uma cidade de sonho.

Fontes e Fotos: wikipedia; http://www.hollandisbeautiful.com/giethoorn.php; outros net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Fotos: Net

“Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja na paz da alma.” Thomas Mann

9 comentários:

  1. Maria,
    Um apelo irresistível, esta viagem, que termina em grande com o contributo de Thomas Mann...

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Estamos distantes e ao mesmo tempo tão perto..
    A amizade
    que nos une pode vencer todas as distâncias.
    Ela sim é mais forte que o tempo.
    No decorrer da nossa existencia se vacilamos
    em alguma coisa.
    Seus verdadeiros amigos estão ali sempre
    a seu lado mesmo se o Mundo conspire
    contra você.
    Hoje quero deixar um abraço através dessa telinha e dizer
    te amo linda amizade por tudo que representa na minha vida.
    Um beijo carinhoso,Evanir.
    Tem o presente na postagem.
    Amigos Para Sempre.

    ResponderEliminar
  3. Adorei viajar por aqui! Obrigada pela oportunidade.
    Beijinho.

    (Rosa Carioca > PensaSentimentos)

    ResponderEliminar
  4. Linda a postagem. Relamente por lá tudo é muito lindo..
    Venha ver a mensagem linda que deu dos amigos.
    É com muito carinho que venho compartilhar e agradecer o seu carinho e sua amizade.

    AMIGOS merecem aplausos, por isso venho lhe aplaudir com muito carinho. Pois os aplausos traduzem, afeto, aceitação e aprovação e além de tudo aconchego.

    Desejo a você amigo (a) um dia muito especial..

    Que a telinha Virtual possa levar até você o calor um aperto de mão muito carinhoso e abraço afetuoso pelo nosso DIA: DIA DO AMIGO...
    venha confeir e buscar o seu carinho.
    http://sandraandradeendy.blogspot.com/

    ser amigo é ter no CORAÇÃO a preciosidade de se ter uma grande Amizade.
    Tua Amizade é o meu melhor PRESENTE.
    AMIGOS SÃO PÉROLAS, É TUDO É SER ESPECIAL...
    Muito Obrigada pela sua companhia.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. Maria
    se visitar o meu blog eu tento sempre escrever sobre "acontecimentos actuais" que vão acontecendo por Lisboa e arredores e, faço os possíveis por os ver, visitar e depois mostrar o que vi. Esse é o objectivo principal do meu blog - a partilha de acontecimentos.

    Foi pena ter sabido tarde demais.

    Eu ainda consegui ver 10 dos 18 núcelos de exposição...

    MUITO OBRIGADA por se ter lembrado de mim, no dia internacional da Amizade e do Amigo.
    Retribuo o seu abraço bem apertadinho e um grande beijinho.

    QUE LINDAS IMAGENS partilha connosco, esse lugar é magnífico!
    Beijinhos meus.

    ResponderEliminar
  6. Maria
    se visitar o meu blog eu tento sempre escrever sobre "acontecimentos actuais" que vão acontecendo por Lisboa e arredores e, faço os possíveis por os ver, visitar e depois mostrar o que vi. Esse é o objectivo principal do meu blog - a partilha de acontecimentos.

    Foi pena ter sabido tarde demais.

    Eu ainda consegui ver 10 dos 18 núcelos de exposição...

    MUITO OBRIGADA por se ter lembrado de mim, no dia internacional da Amizade e do Amigo.
    Retribuo o seu abraço bem apertadinho e um grande beijinho.

    QUE LINDAS IMAGENS partilha connosco, esse lugar é magnífico!
    Beijinhos meus.

    ResponderEliminar
  7. Maria

    Sabia, de passagem, que este teu blog também atraí. A tua investigação é um valor acrescentado.
    Desconhecia a cidade de Giethoom. Vale a pena tomar conhecimento dela.
    Beijos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...