06/05/2013

Divagando pelos Templos de Angkor

Foto: www.local-adventures.com


Hoje vamos virtualmente até Angkor para conhecer os famosos e antigos templos de Angkor, considerados como Património Mundial da UNESCO.


Foto: tripideas.org-siem-angkor-ta-prohm_Photo credit_Eric_Molina


Angkor é uma região do Camboja que serviu como sede do Império Khmer, que floresceu aproximadamente entre o século IX e o século XIII.


Foto: tripideas.org_siem-angkor-ta-prohm_Photo credit_Eric Molina


A palavra "Angkor" é derivado do Sânscrito nagara, que significa "cidade".


Foto: TreakEarth_Copyright_Dan Goldberg (dangold)

Foto: wikipedia_allie caulfield


As ruínas de Angkor estão localizadas no meio das florestas e terras ao norte do Lago Grande e ao sul dos montes Kulen. Na área de Angkor foram encontradas mais de mil ruínas de templos, sendo os maiores os templos de Angkor Wat, Ta Prohm e o Bayon Temple. 


Foto: famouswonders.com

Foto: friendlyplanet.com

Foto: wikipedia_Dario_Severi 
 
Foto: TreakEarth_Copyright_Eric Jouet (tokyotrain2000)


António da Madalena, um frade Capuchinho português foi um dos primeiros visitantes ocidentais a chegar a Angkor em 1586. Após esta visita, outros pioneiros europeus, continuaram a visitar as ruínas, mas foi só em 1860 que o naturalista e explorador Henri Mouhot, após uma viagem financiada pela Royal Geographical Society e a Zoological Society of London, conseguiu atrair a atenção popular para Angkor.


Foto: tripideas.org_siem-angkor-ta-prohm_Photo credit Allie_Caulfield



Em 2007, uma equipa internacional de pesquisadores usando imagens de satélite e outras técnicas modernas concluiu que Angkor tinha sido a maior cidade pré-industrial do mundo, com um elaborado sistema de infra-estrutura de conectando uma área urbana de pelo menos 1.000 quilómetros quadrados a partir dos templos já conhecidos no seu núcleo.


Foto: TreakEarth_Copyright_Wolfgang Bach

Foto: tripideas.org_siem-angkor-ta-prohm_Photo credit Allie_Caulfield


Os templos perdidos nas densas florestas são autênticas obras primas da arquitetura Khmer, com torres torneadas, elefantes e nagas (cobras-capelo) que assinalam os pontos cardeais, largas ruas empedradas de acesso e muros altos que protegem os edifícios. Estes templos não eram concebidos como locais para a reunião dos fiéis mas para morada dos deuses, pelo qual apenas a elite religiosa e política do país tinha acesso aos recintos centrais. Angkor Wat apresenta a particularidade de ser um templo cuja última finalidade era servir de túmulo para o rei.


Foto:evolutiontour.com_

Foto: tripideas.org_siem-angkor-ta-prohm_Photo credit_Brian Jeffery Beggerly


Angkor Thom, foi a última capital do Império Khmer, nela se encontravam residências fortificadas para os funcionários do palácio e militares, bem como edifícios para a administração do reino. Os Templos dentro das muralhas desta antiga cidade são Templo Bayon, Phimeanakas, Baphuon, Terraço dos Elefantes, Terraço do Rei Leproso, Prah Palilay, Pranam Tep e Prasat Suor Prat. 


Foto: www.sacred-destinations.com


Cinco grandes entradas permitem o acesso a Angkor Thom, cinco portas uma para cada ponto cardeal, sendo que o Portão de Vitória leva para a área do Palácio Real. Cada porta é coroada com quatro rostos gigantes e emoldurada por elefantes a vaguear entre flores de lótus. A maior parte dos visitantes entra em Angkor Thom pelo Portão Sul. 


Foto: wikipedia_Tomber1900-SouthGate


Na entrada do Portão de Vitória, situam-se Chau Say Tevoda e Thommanon, dois pequenos monumentos (nos lados esquerdo e direito da estrada) e similares no plano e estilo. Foram construídos no final dos anos XI e início do século XII pelo rei Suryavarman II. 


Foto: sankaart.blogspot.com


Simbolicamente, Angkor Thom é um microcosmo do universo, dividido em quatro partes pelos eixos principais. O templo do Bayon está situado no centro exacto dos eixos e destaca-se como a ligação simbólica entre o céu e a terra.


Foto: www.tourismcambodia.com


O Templo Bayon tem três andares, quarenta e nove torres, cento e setenta e dois rostos de pedra, mil e duzentos metros de baixos-relevos. Foi construído pelo rei cambojano Jayavarman VII em fins do século XII e início do século XIII. Inicialmente proposto como budista, sofreu variações posteriores conforme a religião dos reis sucessores.


Foto: wikipedia_charles_j_sharp

Foto: www.sacred-destinations.com

Foto: wikipedia_Yosemite


Interessante é também o Terraço dos Elefantes, um local usado usado pelo rei Angkor Jayavarman VII como plataforma a partir da qual podia ver o regresso do seu vitorioso exército, sendo tambem utilizado para cerimónias públicas, desfiles e procissões.

Foto: ripideas.org_angkor-thom


Com pormenores impressionantes e um estilo único, o imponente templo Angkor Wat, é considerado o máximo expoente da arquitectura do Império khmer, e é o maior monumento religioso do mundo. Está localizado a cerca de seis quilômetros ao norte de Siem Reap, no sul de Angkor Thom. Este templo foi construído na primeira metade do século 12 (113-5BC. Foi mandado construir pelo Rei Suryavarman II, e era dedicado a Vishnu (hindu). Estima-se que a sua construção levou cerca de 30 anos.


Foto: wikipedia_greudin


O templo Angkor Wat materializa o esquema "clássico" do templo-monte khmer da etapa angkoriana, consistente num prasat (templo piramidal) central rodeado de vários pátios concêntricos de altura descendente e forma quadrangular (pois o quadrado simbolizava a perfeição), e terminados nas suas esquinas com novos templos menores. 


Foto: wikipedia_greudin


A maior parte das paredes do templo estão decoradas com frisos em baixo-relevo de grande tamanho. Entre os motivos esculpidos destaca-se a abundância de figuras femininas: algumas fontes falam de devatas, ou deusas femininas hindus, cerca de 1500 em todo o templo.


Foto: wikipedia_david wilmot



Apesar de no século XVI, Angkor ter sido abandona definitivamente, ficando sepultada pela selva, os monges budistas permaneceram no Templo de Angkor Wat.

Foto: wiki_sam garza


Banteay Kdei, também conhecido como "Cidadela das celas dos monges", está localizado ao sudeste de Ta Prohm e leste de Angkor Thom. Foi construído em meados do século 12 e início do século 13 dC durante o reinado de Jayavarman. É do estilo arquitetónico de Bayon e similar no seu plano ao templo Ta Prohm e Preah Khan, mas menos complexo e mais pequeno.


Foto: www.angkor-visit.com


Srah Srang , foi talvez, uma capela de Kama, o Deus do Amor. O local serviria o temperamento do poder estranho e muito forte, dessa paixão que arrebata reinos, impérios, mundos inteiros, e habita também nas mais humildes moradias ... o deus do Amor teria ocupado este tranquilo ninho incorporado na água. Srah Srang está localizado em frente da entrada leste de Banteay Kdei.


Foto: www.tasomguesthouse.com


Prasat Kravan é um templo pequeno do século X, composto por cinco torres de tijolos avermelhados num terraço comum, localizado a sul do lago artificial Srah Srang. O templo é orientado para o leste e rodeado por um pequeno fosso.


Foto: lekh-tourim.com


O templo Ta Prohm está localizado a leste de Angkor Thom. Foi construído no final do século XII e início do século XIII, e originalmente era chamado de Rajavihara. Ta Prohm é a capital indiscutível do reino das árvores. Foi deixado intocado pelos arqueólogos, excepção feita na limpeza de um caminho para os visitantes e o reforço estrutural para evitar de deterioração.


Foto: wikipedia_markaalexandra100

Foto: wikipedia_allie_caulfield

Foto: wikipedia_Dario_Severi 
 
Foto: tripideas.org_siem-angkor-ta-prohm_Photo credit yeowatzup


Ta Keo é pouco ornamentado o que o torna distinto entre as obras de Khmer, que eram pródigas em decoração. Foi construído no final do século X e principio do século XI, pelo Rei Jayavarman V Suryavarman e foi dedicado a Shiva (hindu).

O templo Preah Khan foi construído no século XII pelo o rei Jayavarman VII. Está localizado a nordeste de Angkor Thom. Foi o centro de uma organização substancial, com quase 100.000 funcionários e servos. O templo tem somente um piso, com um plano básico de sucessivas galerias retangulares em torno de um santuário Budista misturado com pequenas adições de templos Hindu e de vários adicionamentos posteriores.


Foto: www.volverasia.com

Foto: wikipedia_dalbera


Neak Pean está localizado no leste de Prah Khan, e é um grande lago artificial quadrado, delimitado por quatro lagoas menores. Uma pequena ilha circular com uma base escalonada de sete camadas de laterite fica no centro do grande lago quadrado. A torre central foi dedicada a Avalokitesvara. Foi construído durante o reinado do rei Jayavarman VII. A lagoa central é uma réplica do Lago Anavatapta no Himalaia, situado no topo do universo.



Foto: www.fotopedia.com


Angkor é um lugar incrivel, um divagar pela grandiosidade dos monumentos de outros tempos, uma viagem pelo passado. Um lugar com um misticismo muito especial.


Foto: theurgetowander.com


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.viaggio-mondo.com/; http://tripideas.org/tag/siem/; http://obviousmag.org/; http://www.almadeviajante.com; http://theeatingtales.com/angkor/; http://www.tourismcambodia.com/; Trekearth; theurgetowander.com; www.fotopedia.com; www.volverasia.com; lekh-tourim.com; www.tasomguesthouse.com; www.angkor-visit.com ; ripideas.org; www.sacred-destinations.com; www.local-adventures.com; friendlyplanet.com; famouswonders.com; outros net.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.



Foto: trekEarth_Copyright_JustinButton (Juzo)


Dificilmente irei conhecer pessoalmente este lugar fascinante, mas viajei através das fotografias e de textos. A net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os FOTÓGRAFOS que permitem assim, a quem não pode conhecer ao "vivo" estes lugares fascinantes, fazer viagens virtuais.


1 comentário:

  1. Sim Maria,também viajei através das imagens e de textos. Provavelmente também nunca terei hipótese de visitar esse maravilhoso local. Obrigada a ti que tantos passeios virtuais nos permites.
    Bjs

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...