10/05/2014

PANTANAL - Um Ecossistema Exuberante


O Pantanal é considerada a maior planície inundável da terra, um bioma com uma riquissima biodiversidade,  onde a fauna e flora são simplesmente exuberantes.


Foto: email recebido

Foto: wikipedia_Ana+Raquel+S.+Hernandes


Tem uma extensão de cerca de 210.000 km², e é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil. Localiza-se no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados Brasileiros, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).


Foto: email recebido

Foto: email recebido


Pela sua grande biodiversidade foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Património Natural da Humanidade.


Foto: email recebido


O Pantanal está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, sendo muito influênciado pelas águas do Rio Paraguai e dos seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. Vive assim sob o desígnio das águas, ali, a chuva divide a vida em dois períodos bem distintos. Durante os meses da seca de maio a outubro, aproximadamente, a paisagem sofre mudanças radicais: no baixar das águas, são descoberto campos, bancos de areia, ilhas e os rios retomam seus leitos naturais, mas nem sempre seguindo o curso do período anterior. As águas escorrem pelas depressões do terreno, formando os corixos (canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos).


Foto: www.wallcoo.net


As primeiras chuvas da estação caem sobre um solo seco e poroso e são fácilmente absorvidas. De novembro a abril as chuvas caem torrencialmente nas cabeceiras dos rios da Bacia do Paraguai. Com o constante humedecimento da terra, a planície rápidamente se torna verde devido à rebentação de inúmeras espécies resistentes à falta de água dos meses precedentes. Esse grande aumento periódico da rede hídrica no Pantanal, a baixa declividade da planície e a dificuldade de escoamento das águas pelo alagamento do solo, são responsáveis por inundações nas áreas mais baixas, formando baías de centenas de quilômetros quadrados, o que confere à região um aspecto de imenso mar interior.


Foto: wikipedia_Alicia+Yo


O pantanal possui uma vegetação rica e variada dependendo esta do solo e da altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas. Nas alturas médias a vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras. Nas regiões mais altas, encontram-se as árvores de grande porte.


Foto: email recebido

Foto: email recebido

Foto: email recebido


A vegetação aquática é fundamental para a vida pantaneira, imensas áreas são cobertas por batume, plantas flutuantes como o aguapé e a salvínia. Essas plantas são carregadas pelas águas dos rios e juntas formam verdadeiras ilhas verdes, que na região recebem o nome de camalotes.


Foto: email recebido


Possui também uma impressionante e diversificada fauna.


Foto: email recebido

Foto: email recebido

Foto: email recebido

Foto: email recebido


De salientar principalmente, os jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Segundo a WWF, existem no Pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis.


Foto: email recebido

Foto: email recebido

Foto: email recebido

Foto: wikipedia_Russell+Smith


Se pretender conhecer melhor este incrível ecossistema visite o site:   Portal Pantanal


Foto: wikipedia_Matthew+Beeman


Fontes e Fotos: Wikipedia; email recebido; http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal; http://www.portalpantanal.com.br/dadosgerais.html; http://www.conservation.org.br; http://whc.unesco.org/; outros net

5 comentários:

  1. Uma lindíssima postagem como é hábito desta casa. Um tema muito interessante para que se divulgue a riqueza da fauna e da flora dessa região do Planeta Terra e ao mesmo tempo as pessoas aprendam a respeitar todo o Universo a que pertencemos.

    ResponderEliminar
  2. Muito já vi sobre o Pantanal.......e nunca me cansa...
    A Natureza é Balsamo...Sempre atual
    Bfs
    Bejo

    ResponderEliminar
  3. Maria que lindas fotos, as cores são tão vivas, nossa adoraria ver isto de perto, obrigada por compartilhar, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  4. OLÁ MARIA
    há que tempos....andamos desencontradas
    Adoro NATUREZA e o Pantanal é isso...
    Talvez mais perto de nós, possamos encontrar NATUREZA quase tão bela como lá
    fica caro e longe - visitar o Pantanal.
    OBRIGADA pela partilha.
    Aproxima-se o fim de semana, tudo de bom para si

    caso me queira visitar como TULIPA vá a:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.pt/
    http://tempolivremundo.blogspot.pt/
    http://pensamentosimagens.blogspot.pt/

    Beijinhos da Tulipa (Ester)
    também kalinka

    ResponderEliminar
  5. Tão lindo que chega a emocionar. Imagine pessoalmente?!
    Beijocas!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...