05/06/2011

Parque Nacional Canaima – Um Paraíso Perdido


Uma das maravilhas do mundo é o Parque Nacional Canaima, o maior parque da Venezuela. Foi criado em 1962 e declarado património da humanidade pela UNESCO em 1994.




Situado a sul do Rio Orinoco, no Estado de Bolívar, com uma área de 30 mil km², é considerado um dos maiores parques nacionais do mundo. Com os seus inumeráveis rios, quedas de água, lagoas, selvas e savanas e as suas impressionantes formações milenares chamadas de Tepuy, é um mundo à parte.


Foto: http://wallpaperswiki.org


Este parque tem duas áreas muito diferentes. A leste, fica a Grande Savana e, à oeste, encontra-se o Salto Angel e a Lagoa de Canaima, e faz fronteira com o Parque Nacional de Monte Roraima no Brasil.

A Grande Savana constitui uma das maiores atracções turísticas do país, com paisagens que não se encontram em nenhuma outra parte do mundo. Um dos pontos que mais chama atenção na Grande Savana é o "tepuy", montanha com o topo plano e paredes verticais.


* Foto: Net


Estas formações pela sua idade geológica são consideradas as mais antigas do planeta. A mais alta é o conhecido Monte Roraima, que também tem parte do seu território no Brasil e na Guiana. Os tepuyes mais conhecidos são: o Auyantepuy (de onde se desprende o salto Ángel), o Roraima, o Chimantá, ou o Kukenan.


Foto: wikipedia_Adalberto Jose Perez Lopez


Nos cumes dos Tepuys, habita uma quantidade muito importante de espécies endémicas (exclusiva deste ambiente), tanto de animais, bem como vegetais. Entre as espécies mais interessantes estão as plantas carnívoras, que capturam insetos para obter os nutrientes necessários. Entre elas estão: nutans Heliamphora.


Foto: wikipedia


Canaima tem uma fauna riquíssima, onde se pode salientar:
Tatu-gigante (Priodontes maximus), cachorro-d'água-gigante (Pteronura brasiliensis), jaguar (Panthera onca), preguiça-de-dois dedos (Choloepus didactylus), macaco-viúva (Pithecia pithecia), macaco-prego-do-orinoco (Chiropotes satanas), roedor endêmico do tepuy Roraima (Podoxymys roraimae), marsupial endêmico dos cumes tepuyanos (Marmosa tyleriana), harpia (Harpia harpyja), arara-anã (Ara nobilis), catorra-morada (Pionus fuscus), sapo-mineiro (Dendrobates leucomelas), tamanduá- bandeira (Myrmecophaga tridactyla).


Foto: http://wallpaperswiki.org


É um mar verde composto por densas florestas e savanas, com uma flora muito diversificada onde se pode destacar as bromélias e orquídeas.


Foto: Wikipedia


É no Parque Nacional de Canaima, no Planalto das Guianas, que se encontra a maior cascata do mundo “Angels Falls” (Salto Angel).


Foto: http://galleryhip.com

O seu nome é uma homenagem ao piloto aventureiro americano Jimmy Angel, que a descobriu em 1933, no entanto esta cascata já era conhecida dos indígenas da zona, que a chamavam Kerepakupai-meru ("queda de água até o lugar mais profundo".

Foto: http://www.hdwallpapersinn.com/


Esta queda de água incrível, gerada pelo Rio Churún caí do "Auyantepuy" de uma altura de cerca de 979 metros, é a mais alta cascata do nosso planeta.


Foto: Net


Perto do “Angels Falls” fica a enorme Lagoa de Canaima formada pelo rio Carrao, é de uma grande beleza e convida quem a visita a tomar um refrescante banho nas suas águas. Da lagoa de Canaima, podem ser vistos os saltos Hacha, Wadaima, Golondrina e Ucaima e, ao fundo, vários tepuyes. É possível navegar até a Ilha de Anatoly, de onde se pode ver os saltos do Sapo e do Sapito.

Foto: wikipedia_Jean-Marc _Jo BeLo_Jhon-John's


O parque de Canaima é um lugar fascinante, onde a natureza nos brinda com todo o seu esplêndor e beleza, com uma exuberante vegetação e uma paisagem de sonho, mostrando-nos como o nosso planeta é maravilhoso e como é importante preservar sítios magníficos como este, "Paraísos perdidos".

Fontes e Fotos : wikipedia; http://www.trilhaseaventuras.com.br/; http://venezuela.turismo.travel/; http://wwf.panda.org/about_our_earth/teacher_resources/best_place_species/current_top_10/canaima_national_park.cfm; www.oecoamazonia.com/; http://wallpaperswiki.org; Outros.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: http://galleryhip.com


Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

1 comentário:

  1. Adorei o seu blog...ambos estão espectaculares, mas estas viagens deixam qualquer um de quatro! :)..lol...Quem dera conhecer estas belezas todas:9
    Boa semana.
    beijnhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...