12/07/2011

SAGRES – A Vila mais ocidental da Europa


Sagres é a vila mais ocidental da Europa e é um município de Vila do Bispo, localizada no distrito de Faro, no Algarve.




Sagres foi mundialmente conhecida na Idade Média pelo seu importante papel nas "Descobertas Portuguesas". Nas suas origens a principal função da cidade era dar abrigo aos navegantes nas enseadas de Sagres e de Beliche quando o mar fazia impossível a sua passagem pelo Cabo de São Vicente.

Foto: tomxx.net.07

Entre a ponta de Sagres e a ponta da Atalaia forma-se a enseada de Sagres, enseada esta que protegeu durante largos séculos os navios dos ventos, que ai se mantinham à espera condições favoráveis para a navegação. É um paraíso natural, de grande importância estratégica e histórica, tendo constituído um ponto de referência essencial na geografia europeia.

Foto: www.destinomundo.pt

■ Praias
Sagres está rodeada de praias encantadoras, mas o mar é um pouco mais frio e perigoso do que na costa sul algarvia. De referir as praias de Telheiro, Ponta Ruiva, Beliche, Tonel (excelente para os praticantes de surf) e Martinhal, onde há uma escola de desportos naúticos para esqui aquático, surf e windsurf.

■ Reserva Biogenética de Sagres
A zona do Cabo de S. Vicente, com uma especificidade muito própria devido à sua posição geográfica, é uma área protegida, que foi considerada Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa em 1988, afim de salvaguardar a grande biodiversidade de espécies e habitats naturais, muitos deles exclusivos a nível mundial.

■ A Fortaleza de Sagres
Foi mandada construir no século XV pelo infante D. Henrique, com fins defensivos. Sofreu diferentes reconstruções no século XVI, XII e XIII consequência dos ataques de Francis Drake, pirata inglês, e do terramoto do ano de 1755. No seu interior destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Graça que possui uma fachada data do século XVI, a famosa Rosa dos Ventos e várias peças de artilharia utilizadas para defender as praias de Tonel e Mareta. Na parede sul das suas muralhas foi colocada no ano de 1840 uma lápide em memória do infante D. Henrique com várias inscrições em português e latim.



■ Cabo do São Vicente
Diziam na Antiguidade (século VI a. C.) que este lugar era dedicado a Saturno. Varrido pelo vento, situa-se no extremo sudoeste da Europa. Os romanos chamavam-lhe o Promontório Sacro e, na Idade Média, acreditava-se que era o fim do Mundo. Hoje, a paisagem ainda nos parece impressionante, com grandes penhascos enfrentando o Atlântico onde as ondas cavaram cavernas profundas.


Foto: wikipedia_Dr.G.Schmitz

■ A Ermida da Nossa Senhora do Guadalupe
Situa-se entre as freguesias de entre Budens e a Raposeira. Num estilo romano-gótico, presume-se que remonte ao século XIII, de eventual origem templária. Durante o século XV a Ermida foi integrada na Quinta da Raposeira, propriedade do Infante D. Henrique. Conta a lenda, que o Infante D. Henrique orava na Ermida, pedindo a Deus que iluminasse o caminho aos seus navegadores.

Foto: www.guiadacidade.pt

■ Torre da Aspa
A Torre de Aspa pertencia a uma antiga rede de vigilância que tinha por finalidade controlar a navegação e os possíveis ataques vindos do mar. Localiza-se próximo da praia do Castelejo, no local onde se erguia a torre foi colocado o Marco Geodésico de Torre de Aspa, que assinala o ponto mais alto da Costa Algarvia, 157 metros de altura. A vista panorâmica é incrível.

Foto:www.guiadacidade.pt

■ Ruínas Lusitano-Romanas de Boca do Rio
As ruínas Romanas da Boca do Rio, situam-se junto à foz da Ribeira de Budens e foram postas a descoberto após o sismo de 1755. Este complexo, constituía uma villa romana que integra edifícios com frescos e mosaicos, balneários, armazéns e ainda uma fábrica de conservas e salga de peixe. Pensa-se que aqui também existiria um porto. Ao longo das escavações foram recolhidas moedas de Nero e Honório, um tesouro com mais de 1000 numismas, uma estatueta de Hera em bronze e um cúpido alado.

Foto: www.igespar.pt


O que comer
A gastronomia é baseada e inspirada no mar com uma grande variedade de peixes e mariscos frescos. Nas carnes pode-se referir a carne de porco, o coelho e a lebre. Os doces regionais têm como ingredientes base a amêndoa, o figo, a gila e os ovos, sendo as bebidas características a aguardente de medronho e a aguardente de figo.

Festas e Romarias
13, 14 e 15 Agosto - Festas de Sagres - Padroeira Nossa Senhora da Graça.



Foto: net

Sagres é um local onde se cruza o passado e o presente. Paisagens deslumbrantes e um vasto património histórico tornam esta vila muito especial.

Vá visitar, Vale a pena.


 Foto: pessoal

Fontes: Wikipedia; http://www.portugalvirtual.pt/; http://www.sagres.net/; http://www.algarve-portal.com/; http://www.igespar.pt/; http://www.cm-viladobispo.pt/;

2 comentários:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...