23/03/2012

Daintree National Park


Foto: www.nams.ca - (© Vilis Nams)

Daintree é um parque nacional em Far North Queensland, Austrália, 1,502 km (933 milhas) a noroeste de Brisbane e 100 km (62 milhas) a noroeste de Cairns, é um dos exemplos mais diversos e belos da Mãe Natureza em todo o mundo.


Foto: http://www.silkyoakslodge.com.au/

Daintree National Park é a maior floresta tropical da Australia, e uma das mais antigas na Terra. O seu nome é derivado do rio Daintree, cujo nome lhe tinha sido atribuído pelo geologo britânico Richard Daintree. Foi fundado em 1981 e considerado Património da Humanidade em 1988.


Foto: www.queenslandholidays.com.au

Toda a área começou a formar-se à cerca de 400 milhões de anos atrás, quando a Austrália ainda era parte do Gondwana, o continente original.


Foto: http://www.daintreetours.com

Graças à estrutura das montanhas, a paisagem do Daintree manteve-se praticamente inalterada, permitindo muitas plantas e animais permanecerem inalterados desde o tempo das eras glaciais.

Daintree National Park possui uma paisagem notável, com longas praias arenosas, grandes encostas rochosas, cadeias de montanhas íngremes recortados por numerosos riachos e rios.

Foto: http://gde-fon.com


Daintree National Park, começa cerca de 70 km ao norte de Cairns e continua para o norte do rio Daintree ao Rio Bloomfield, a uma distância de 70 km. A Faixa íngreme de McDowall forma a fronteira ocidental com a seção de Cape Tribulation.


Foto: www.caims-australia.com

Compõe-se de duas seções a Mossman Gorge (56.500 ha) com florestas tropicais na sua maioria inacessíveis e as seções Cape Tribulation (17.000 ha), que se estende ao longo de uma estreita faixa costeira e contém extensas floresta de várzea. Esta é a área mais acessível do parque.


Foto: http://gde-fon.com

A entrada principal para Daintree National Park fica ao Sul do rio Daintree em Mossman Gorge. Aqui apenas uma pequena seção é de fácil acesso, mas os visitantes podem observar em pleno a floresta tropical, admirar as águas cristalinas que correm sobre enormes rochedos graníticos no rio Mossman que atravessa a floresta.

Foto: wikipedia_Photnat

A norte, em Cape Tribulation, existem mais pontos de acesso, uma maior escolha em caminhadas e deslumbrantes praias. Aqui a floresta tropical encontra-se com a Grande Barreira de Corais. É o único local do mundo onde se encontram dois locais reconhecidos como Patrimónios da Humanidade.


Foto: http://gde-fon.com

A 5 kilometros a norte do rio Daintree encontra-se Alexandra Lookout, de onde se pode admirar uma paisagem deslumbrante da exuberante costa verde numa fusão com a água azul-turquesa.


Foto: www.hotgetaway.com

Daintree National Park é valorizado pela sua excepcional biodiversidade.




O parque é um dos mais significativos habitat de espécies raras, ou em vias de extinção em todo o mundo.




A Grande Cordilheira Divisória está perto da costa nesta região. Esta seção cobre 56.500 ha de florestas tropicais na sua maioria inacessíveis e bosques de montanha. The Gorge Mossman situa-se na parte sul do parque.


Foto: http://wall.alphacoders.com

Uma grande parte deste parque consiste na Floresta Tropical Daintree, existe há mais de 110 milhões de anos. As florestas tropicais do continente-mãe preservaram o clima, e assim também as suas florestas originais. Três espécies arbóreas que se pensavam extintas, só há relativamente pouco tempo foi descobertas aqui.


Foto: pt.forwallpaper.com


Daintree é famosa por suas belas palmeiras. Sem dúvida magníficas, com suas enormes e quase circulares folhas plissadas intensificam a sensação da selva tropical. A área suporta uma variedades de quinze espécies de palmas, todas endêmicas da Austrália.


Foto: pt.forwallpaper.com

A Floresta Tropical Daintree contém 30% das rãs, répteis e espécies de marsupiais da Austrália, e 65% dos morcegos da Austrália e de espécies de borboletas. 18% das espécies de aves no país podem ser encontrados nesta área. Há também mais de 12.000 espécies de insetos.


Foto: Net

A área é o lar de mais de 3.000 espécies de plantas e 315 espécies de mamíferos, 13 das quais são indígenas só para a área de Daintree. Pelo menos 90 espécies de requintadas orquídeas são encontrados em Queenslands, e quase metade delas não se encontra em mais nenhum outro lugar.




Numerosas aves e répteis também vivem aqui. Existem aproximadamente 430 espécies de pássaros, incluindo 13 que não são encontrados em mais nenhuma outra parte do mundo. A lindissima pomba Wompoo Fruit é uma das seis espécies de pombos que vivem no parque.


Foto: www.treknature.com

O spotted-tailed quoll é um marsupial do tamanho de um gato, e é uma espécie em extinção, uma das espécies verdadeiramente carnívoros do país e só encontrada no Daintree.


Foto: www.wcff.org

O Cassowary habitante também destas florestas é uma ave grande que não voa. Eles são reconhecíveis pela sua estatura, pelo seu grande pescoço e região da cabeça colorida de azul e vermelho. Estas aves são muito tímidas, mas têm a reputação de ser perigosas para as pessoas devendo por isso manter-se distância delas na floresta.


Foto: www.rainforesthideaway.com

O rio Daintree é um canal cativante e muito antigo também com uma enorme diversidade de espécies, incluindo grandes crocodilos.


Foto: wikipedia_Author JJ Harrison

Toda esta diversidade está contido dentro de uma área que ocupa 0,1% da massa de terra da Austrália. Parte da floresta é protegida pelo Parque Nacional Daintree e drenada pelo rio Daintree.


Foto: Net

As estradas ao norte da Wind River por áreas de floresta luxuriante, e foram projetados para minimizar os impactos sobre os antigos ecossistemas.


Foto: http://www.owenwilson.com.au/

A área inclui para além do Daintree National Park, algumas áreas da Floresta Estadual, e alguns terrenos de propriedade privada. Os visitantes poedem ficar num alojamento ecológico dentro da floresta tropical ou na pitoresca vila de Daintree no Daintree River.

* Foto: Net

Para apreciar devidamente este lindíssimo cenário selvagem e mágico, é possível fazer um passeio com os tradicionais donos deste local, o povo Kuku Yalanji, pelas trilhas tradicionais ao longo da Mossman Gorge. A sua terra vai de Cooktown, ao sul de Mossman a oeste do Rio Palmer. Com eles aprende-se o respeito pela natureza, como eles utilizam a floresta tropical para obter alimentos, medicamentos, abrigo e amparo espiritual há mais de 9000 anos.


Foto: http://www.sofianaaustralia.com

Surfing na selva des florestas tropicais de Daintree é uma experiência única e bem diferente.

Foto: www.daintreenationalpark.com

Existem todos os tipos de excursões disponíveis. Uma forma de apreciar a selva é através de um cruzeiro no Rio Daintree.


Foto: http://www.great-barrier-reef.com

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.daintreenationalpark.com/; http://www.australiangeographic.com.au/journal/the-daintree-land-before-time.htm; http://www.daintreetours.com/daintree-national-park-images.htm; http://www.portdouglastravel.com/content/kuku-yalanji.html; http://www.mossmangorge.com/; http://www.yalanji.com.au/; http://www.australia.com/; Treakheart; http://wall.alphacoders.com; www.rainforesthideaway.com; http://gde-fon.com: outros


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Daintree National Park é sem sombra de dúvidas uma das maravilhas naturais do mundo.

6 comentários:

  1. Meu Deus! que maravilha!
    me enkantei com essas lindas imagens, eu imagino ver ao natural, tudo bem de pertinho, um sonho!
    abraços!

    ResponderEliminar
  2. Que o tempo preserve tamanha riqueza.....
    Tomei os conhecimentos.......
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Quando vemos esses lugares quase intocados, percebemos a riqueza e magnitude da nossa Terra.
    Que eles se conservem assim por todo o sempre, com seus mistérios e belezas exóticas...

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Australia, que longe!
    Mas que fascínio, que paisagens, quanta vegetação!
    Os meus parabéns por um trabalho empolgante como este.
    Abraços de vida

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que pude "dar um pulinho" à Austrália, por aqui.
    Belas imagens e um texto muito útil.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Maria. Belissimo!!! Por aqui viajamos nesse paraiso. Texto imagens que nos instruem e encantam. Obrigada! Bjos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...